terça-feira, 18 de agosto de 2009

QUANDO DEUS DIZ NÃO




O profeta Moisés que por quarenta anos conduziu um povo rebelde no deserto; falou com Deus face a face e recebeu de suas mãos as primeiras tabuas da lei; fez grandes maravilhas, foi penalizado por um pecado que aos olhos humanos parece ser insignificante. Deus o impediu de entrar e possuir a terra prometida, dizendo-lhe não. “Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano. Porém o Senhor indignou-se muito contra mim, por vossa causa, e não me ouviu; antes, me disse: Basta! Não me fales mais nisto. Sobe ao cimo de Pisga, levanta os olhos para o ocidente, e para o norte, e para o sul, e para o oriente e contempla com os próprios olhos, porque não passarás este Jordão.” (Dt 3:25 a 27).
Quando Deus diz não, ele exerce tanto a sua justiça que é humanamente incompreensível, quanto a sua misericórdia libertadora salvadora, que também não conseguimos entender.
Era preciso alguém mais jovem, destemido, mas com experiência de comando para continuar a conduzir o povo hebreu à terra prometida. Ali esse comandante haveria de enfrentar muitas e sangrentas batalhas e que aos olhos de Deus, para Moisés seria muito penoso. Sabemos que nossa suficiência vem de Deus, mas ao dizer não a Moisés, Ele o livrou das guerras com os gigantes Felisteus, com os Amorreus, com os Jebuseus etc. Moisés já quebrantado e sabedor do cuidado de Deus aceitou com resignação e convicto de que o melhor ainda estava por vir. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
O não de Deus também é uma resposta positiva e também nos traz conforto e bem estar. É preciso ter discernimento para entender que a perda de algo ou alguém e também o fracasso de algum ideal que ao nosso ver seria proveitoso, é parte do plano perfeito dEle para nossa vida. O não de Deus é também uma forma de nos poupar-nos de tribulações futuras, ou de algum problema que nos impede de ter uma comunhão mais intima e estreita com Ele.

2 comentários:

  1. A luz da biblia, podemos entender que Deus muitas vezes nos diz não, por nos amar com o seu amor eterno. Pois o homem em seu estado de pecado não tem condiçoes de saber o que quer. Então Deus nos diz não para nos preservar, devemso aceitar a vontade de Deus em sua vida, pois declaramos que ele é soberano em nossas vidas, entao devemos aceitar sua vontade soberana.

    ResponderExcluir
  2. demorei muito para entender que muitas vezes em minha vida recebi este não,e em quase todas sempre imaginei que o Senhor Deus havia se afastado de mim;mas hoje consigo perceber que a providência de Deus em minha vida sempre foi e será maior que os meus olhos conseguem enxergar.
    marcos fernandes
    marcos fernandes

    ResponderExcluir