quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Um Instrumento de Benção

Os abusos quanto ao levantamento de recursos financeiros praticados por muitas igrejas, acabaram por tornar bastante delicada a questão da contribuição financeira nas igrejas evangélicas em geral. O abuso, porém, não invalida a realidade de que as igrejas genuinamente evangélicas precisam de recursos para manter seus trabalhos regulares. A Bíblia nos ensina várias coisas acerca do dinheiro.

Todas as riquezas que existem no mundo pertencem a Deus, por direito de criação (Salmo 24.1)
Deus deseja abençoar outros por nosso intermédio. Devemos usar nossos recursos para ajudar os que estão passando por necessidade (Romanos 12.3-8), aqueles que são pobres (Deut 15.7-8).
Devemos usar o dinheiro­ para sustentar a obra de Deus
Através do dinheiro, Deus quer mostrar seu poder e bênção, suprindo as nossas necessidades (Mateus 6.33), despertando assim gratidão em nosso coração (Deut 8.18) e recompensando fielmente os que contribuem de forma voluntária e regular para sua obra (Malaquias 3.10).
Todo cristão sincero deveria refletir sobre o uso que faz do dinheiro, lembrando que prestará contas a Deus, como um gerente presta contas ao proprietário.

A Bíblia nos ensina muitas coisas sobre como devemos gastar o dinheiro que Deus nos permite ganhar. Quando observamos estes princípios, podemos evitar mais facilmente a escravidão financeira. Eis aqui alguns deles.
Aprender a gastar sabiamente. Devemos planejar nossos gastos (Lucas 14.28-30; Provérbios 19.2) e parar com despesas desnecessárias (Isaías 55.1-2). Não devemos tentar a Deus querendo ter um padrão de vida que é acima dos nossos recursos.
Pratique a respiração financeira. O Senhor Jesus nos ensina em Lucas 6.37-38 que recebemos na mesma proporção em que damos. É verdade que Deus nos abençoa financeiramente apesar de nossa falta de amor para com outros, mas ele tem prometido abençoar de forma especial os que dão abundantemente para os necessitados.
Evite estas coisas o máximo que puder: tomar emprestado para comprar algo que se desvaloriza facilmente (Deut 15.6; Prov 22.7); ficar por fiador de estranhos (Prov 11.15; 17.18). O dinheiro tem escravizado muitos cristãos. Mas quando aprendemos a usá-lo segundo os ensinos da Bíblia, torna-se instrumento do bem aqui neste mundo.

Um comentário:

  1. eu analizo o dízimo de duas maneiras:
    a primeira e mais importante é um desprendimento material e uma dependência total nas coisas espirituais e sobrenaturais,pois quando eu devolmo meu dízimo com o coração aberto,tenho uma resposta real e imediata das bençãos que o Senhor Deus tem reservadas para mim e minha família,e estas bençãos são em várias áreas pois posso até não ganhar melhor,mas aprendo a sobreviver muito bem com o "pouco" que tenho e digo isto porque sei que como ser humano falho e pecador estou sempre querendo mais e mais. Quando meu carro já não dá tantos defeitos,porque faço uma manutenção correta no veículo,quando ao ir fazer meu mercado mensal deixo de lado as marcas e passo a observar apenas os produtos,quando gostaria muito de ter feito aquela viagem de fim de ano junto com todos que também a fizeram(não se importando em acumular dívidas)enfim uma diversidade de pequenos cuidados que o Senhor Deus me abre os olhos para que eu possa enxergar.
    A segunda é uma visão material e humana é que eu preciso estar bem diariamente,preciso ser egoísta e para que isto aconteca se faz necessário que eu me despreenda daquilo que me faz mal, a saber preucupações angústias,medos. uma vez um professor me disse que o motorista prudente precisa estar 100% certo para dar o direito para quem esta 100% errado,e é isto realmente,quando através do dízimo passo a observar o mundo por inteiro e não só uma pequena parte,posso viver melhor e por isso creio que quer seja devolver o dízimo(na minha opinião eu devolvo e não pago)ou pagar com alguns irmãos gostam de falar as beneces na vida pessoal são imensas,por isso aproveite a liberdade que Deus te deu e devolva ainda hoje seu dízimo,pratique esta maravilha,e não prove a Deus ele não precisa ser provado, apenas abra seus olhos e olhe ao seu redor.

    ResponderExcluir